Symphonic Choirs e o Réquiem de Mozart (K626)

Olá pessoal.

Há algum tempo atrás eu estava aprendendo a trabalhar com dois programas que só não são mais perfeitos que a realidade. São dois programas produzidos pela East West Quantum Leap: O Symphonic Orchestra Gold Edition e o Symphonic Choirs.
Se tratam de VSTi ou também conhecidos como Instrumentos Virtuais.
Como a própria denominação diz, os programas virtualmente simulam o som de outros, e no caso do Symphonic Choirs, simulam as vozes de um coro.
Estes dois programas tem como característica primária, a qualidade dos samples, não são sintetizações de insrtumentos, são gravações de instrumentos reais em um ambiente real de sala de concerto.

Symphonic Orchestra Gold Edition
Cada instrumento tem gravações de cada uma das nuances do tipo de toque. Pegando como exemplo o violino, temos desde pizzicatos, marcatos, lírico, expressivo sordina a até mesmo efeitos sonoros (sabe aqueles sons que aumentam a tensão em uma cena de um filme?).  Isso porque não citei o fato de que há a sessão de Violinos I e II com 18 e 11 violinos gravados separadamente. Além de um violino solo.
Isso porque só estou citando o Violino. Todas essas nuances estão presentes em toda a família das cordas (Violino, Viola, Violoncelo e Contra Baixo).
Nos metais temos como destaque as trompas, com uma variedade de movimentos bem grande também com várias configurações de movimento do som entre 6 trompas gravadas além de contar com a gravação do instrumento solo também.
Além destes destaques temos todo o resto da orquestra: madeiras (flauta, flautim, clarinete, oboé, fagote), outros metais  contando com grupos e solo e o leque de percussão é bem grande. Com  destaque para os tímpanos que tem algumas boas variações também. Ah sim, também temos uma harpa com 4 variações de toque e dentro destas 2 variações de captação de som.
Programa completo. Como eu disse, é ativado via MIDI, então pode ser usado tanto com programa de edição de partitura como pode-se conectar um teclado musical ao computador e tocar a partir da conexão MIDI. Na minha opinião, não só uma ferramenta, mas também um incentivo a mais para arranjos e composição.

Symphonic Choirs
Simular coros nunca foi tão perfeito antes da dupla: Symphonic Choirs + Word Builder. 

O Symphonic Choirs é uma biblioteca de aproximadamente 40Gb de samples com gravação de vozes em alta qualidade. Como o Symphonic Orchestra, foram gravados várias nuances de cada naipe de vozes, vozes mais “fortes”, mais “suaves”, com vibrato e sem vibrato de voz para dar a opção de ser bem preciso no momento da composição.
Bem, isso não é nada ainda, se formos para a parte interessante do programa: foram gravados, dentros dessas nuances citadas, todos os fonemas possíveis para letras consoantes e vogais, além de alguns efeitos de vozes como falls (quedas) e clusters.
Já é interessante isso, mas se somarmos as funcionalidades do programa que acompahna o Symphonic Choirs, o Word Builder, as possibilidades são imensamente maiores.
Com o Word Buider você constrói palavras para que o coral cante conforme os fonemas inseridos. Há um módulo de automação de palavras em inglês, mas eu sinceramente não recomendo, acho que o trabalho fica muito melhor trabalhando com fonemas.
Claro que dá um trabalho grande fazer fonema por fonema, sílaba por sílaba da letra, mas com empenho o resultado pode ser supreendente.
A configuração para usar o Symphonic Choirs + Word Builder é um pouco confusa para iniciantes, mas trata-se de fazer conecções MIDI virtuais (cabos virtuais transmitindo MIDI de um programa a outro onde pode ser necessário o auxílio de um terceiro programa), posso tratar desse assunto um outro dia aqui no blog.
Enfim. para demonstrar a funcionalidade dos dois programas em um projeto, postei no youtube um vídeo com um “remake” do Dies Irae do Requiem Mozart feito 100% com estes instrumentos virtuais e auxílio de um programa para mixagem (para não dar muito trabalho usei o Audacity), e usei o versátil Guitar Pro (apesar de que cheguei a começar a escrever a partitura no Finale, mas não estava conseguindo linkar a biblioteca do Symphonic Choirs com ele (hoje em dia já sei fazer isso!).
Aí está a gravação espero que gostem:


Nenhum comentário:

Postar um comentário