Mudança de planos

Olá pessoal.

Quinta-feira, irônicamente aconteceu uma coisa que eu não esperava
Na quarta-feira desta semana (26/07) eu estava aqui dizendo que tinha 90% de chance de eu ficar com o Mozart (K545) para o concurso e, de fato, 90% não é 100%.
Com uma conversa com minha professora de piano do conservatório chegou-se à conclusão de que seria mais “vantajoso” para o formato “Concurso de Piano” tocar as Seis Miniaturas  de Nilson Lombardi. Vantagens apontadas pela minha professora: ser uma peça brasileira, conter “momentos musicais” mais variados do que a Sonata e ser menos “transparente” que a Sonata, fato que eu já havia citado na quarta-feira:
(…) o fato de ser uma peça muito conhecida ajuda, mas também pode atrapalhar não só por ser conhecida, mas também por termos o inconveniente de que os erros ficam totalmente visíveis quando toca-se Mozart. (…)
Mas pensando bem, não sei se concordo muito com essa afirmação (da minha professora) de que as Miniaturas não são tão transparentes. São pequenas peças com poucas notas as quais são bem “visíveis” esses vários momentos musicais que minha professora cita e, apesar de atonais, não são tão dissonantes: há uma lógica nas dissonâncias dela.
Além do perigo das repetições… uma vez tocado de um jeito.. se tocar diferente já está errado. Num clima de pressão (como o concurso) isso pode ser decisivo.

Eu estava esperando poder tocar o Mozart porque até mesmo pra quem me conhece e já me viu tocando sabe que ela faz muito mais o “meu tipo” do que as Miniaturas. É mais agitada e, na minha opinião, representativa, deixa uma impressão, é o tipo de peça que gosto de tocar, me empenhei nela e praticamente no último mês ela se transformou, mas nas palavras da minha professora: “tem muito o que fazer com ela para ficar do jeito que ela deve ser”, ao ouvir a Sonata também.
Visto o conhecimento muito maior dela ao meu, não tive muito o que dizer. Eu poderia bater o pé e ficar com a Sonata, mas ela adicionou: “O que precisa arrumar nas Miniaturas são pequenas coisas que com empenho dá pra serem resolvidas até o concurso”.

Bem… eu estava empenhado nelas no início, mas foi uma troca de dedilhados de uma das miniaturas que acabou me desanimando um pouco pois eu teria que estudar ela praticamente do zero e, não sei se é comum aos pianistas isso, mas eu acho extremamente difícil trocar um dedilhado ao qual me habituei durante tanto tempo. Agora, como já está feito o cadastro para participação no concurso não há outra escolha… no máximo a opção de nem aparecer no dia do concurso se a peça não estiver boa, mas também pra quem me conhece, nesses casos prefiro dar a cara a tapa.
Agora já escolhida e inscrita, a peça para o concurso é a suite Seis Miniaturas de Nilson Lombardi.
Desejem que eu tenha paciência e perseverança para conseguir deixá-las prontas até o dia do concurso. Se eu conseguir o feito, vou ver se consigo algum vídeo do concurso e posto aqui.
Até.

Nenhum comentário:

Postar um comentário