Meu Histórico do Youtube

Olá a todos!
Esses dias resolvi entrar na minha pré-histórica conta do Youtube, que eu tinha feito para adicionar alguns videos de algumas façanhas minhas, na eletrônica, em viagem, e também ao piano, porém por algum motivo que não me lembro, retirei os vídeos e fiquei com a conta apenas para guardar favoritos.
Passeando um pouco pelo meu histórico de favoritos do Youtube achei uns vídeos de música classica, que por algum motivo me chamaram muito a atenção ao longo do tempo, e hoje, quando loguei no Youtube pensei: Porque não compartilhar algumas coisas legais?
O primeiro vídeo que eu gostaria de compartilhar é este que mostra a segunda parte de uma apresentação do 3º movimento do Concerto Nº 2 para Piano de Rachmaninoff:





Certamente o que me chamou atenção para este vídeo acima, além da ótima execução do pianista e orquestra, foi o vigor com que o pianista toca o final e de tanta empolgação se levanta imediatamente, num pulo! As vezes acho que esse tipo de paixão e vigor falta em apresentações assim! Falando em vigor e emoção, eu não poderia deixar de postar esse vídeo. Observem como se transforma a expressão da cantora, seguindo todo o ambiente dramático criado pela orquestra nesta obra musical de Schubert, Erlkönig:




A propósito, a letra dessa música é de um poema de Goethe que teve uma versão em português no “Livro da Infância”, livro da poetisa Francisca Júlia publicado ainda no século XIX, em 1899. Abaixo um trecho retirado da Wikipédia:
O conhecido poema de Goethe, “Erlkönig”, cujo original figura em Balladen e foi musicado por Schubert, aparece sob o título “Rei Fantasma” e, logo abaixo, a frase parentética: “balada alemã”, sem outra indicação. Erlkönig, literalmente rei dos alunos, vem a ser um duende que assombra a Floresta Negra, na Turíngia, e faz o mal às crianças. Herder deu como origem do vocábulo o dinamarquês ellerkonge, rei dos elfos, mas essa etimologia não parece exata.
Apesar dessa descrição na Wikipédia, acredito que “rei dos elfos” cabe muito melhor como tradução, uma das traduções disponíveis pode ser encontrada no site de letras vagalume
Abaixo, uma gravação do canal LizstLovers do youtube, onde o anônimo pianista fez uma versão muito boa do Dies Irae do Requiem de Mozart. Com certeza me chamou a atenção por eu adorar essa música na forma “orquestra+coro” desde muito tempo, assim como de praticamente todo o Requiem. Além do vídeo ele disponibiliza a partitura e a letra do coro nos comentários também.





 Acho que pra hoje está bom.
No próximo post, vou colocar algumas coisas mais “modernas” que achei no meu histórico. Até.

Nenhum comentário:

Postar um comentário